O Medo do Dentista
A odontofobia ou medo de ir ao dentista afeta, em maior ou menor medida, um número considerável de pessoas, em especial, as crianças! É, de facto, um problema reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e por várias instituições odontológicas como um transtorno com consequências negativas para a saúde física e para a qualidade de vida de quem sofre.
Seja por receio do desconhecido ou por medos transmitidos por outras pessoas (mesmo pelos próprios pais, consciente ou inconscientemente), muitas crianças experimentam ansiedade nestas situações. Por isso, saber tratar adequadamente um paciente com medo do dentista é uma competência básica que todo o odontologista deveria ter.
De facto, realizar um bom tratamento com pacientes infantis é uma grande oportunidade para conseguir que se tornem adultos com boa saúde oral e sem medo do dentista.
Neste caso (como aliás em todos os outros, mas especialmente quando se lida com crianças), o importante é criar um ambiente descontraído e agradável no consultório, assim como explicar, de um modo simples, no que consiste o procedimento. Desenhos ou fotografias podem ser uma grande ajuda, fazendo a criança participar no nosso trabalho e permitindo que conheça melhor o seu próprio corpo.
A Fada dos Dentes
Nossa equipa sabe, como ninguém, receber pais com dúvidas e crianças na sua primeira visita ao dentista. São verdadeiras Fadas dos Dentes 🙂
O Pessoal Sensibilizado
O pessoal é formado e treinado para lidar com crianças. Têm, acima de tudo a sensibilidade necessária e o lado humano bem desenvolvido para lidar com todas as situações.
O Espaço Amigável
O espaço é como um pequeno universo adaptado aos mais pequenos, divertido e descontraído, com personagens animadas para que se passe, a brincar, informações muito importantes sobre higiene oral.
Evidentemente, algo tão simples como manter uma conversa agradável, em tom descontraído, também contribui muito para estabelecer um bom ambiente no consultório.
O Ambiente Confortável
No Atelier do Sorriso, o ambiente contribui para diminuir a ansiedade da criança. Tudo é controlado ao pormenor, pois sabemos como certos odores, ruídos ou a simples visão de alguns equipamentos ou instrumentos podem desencadear sensações de desagrado ou inquietação.
Neste sentido, uma música relaxante, um ambiente com um aroma agradável e um mobiliário atrativo podem ajudar a tranquilizar o paciente e, de certo modo, abstraí-lo do ambiente que habitualmente é associado a uma clínica. Uma pintura ou gravura bem escolhida pode também ser útil para obter um ambiente mais atrativo.
Resultado – Criança Tranquila
Sem dúvida, o nosso trabalho é mais fácil e produtivo quando conseguimos que os nossos pacientes fiquem tranquilos e relaxados. E o Atelier do Sorriso tem o pessoal com formação e todas as condições para deixar a criança confortável e descontraída.